• Home
  • Perguntas frequentes

Perguntas frequentes

RESSONAR

Porque ressonamos?

Ressonar é muito usual mas não é normal. Não só os adultos como também as crianças podem apresentar este sinal. Ressonar deve-se, muito resumidamente, a uma diminuição dos diâmetros da via aérea. O que está na origem dessa diminuição pode ir desde o excesso de peso a situações muito graves como tumores, passando pelo simples aumento do volume das amígdalas. Saber Mais …

Quando devemos preocupar-nos com o ressonar?

Deve sempre ser considerado como um alarme, uma vez que por trás de um ressonar pode estar um problema desde um incómodo a terceiros, um condicionamento do sono pelo receio de incomodar, estar relacionado com doenças do sono não detetadas ou menosprezadas ou doenças muito graves como neoplasias. Saber Mais …

Desde que idade o ressonar é anormal?

O ressonar é sempre anormal, desde o bebé ao idoso. Saber Mais …

Há tratamento para o ressonar?

Sim, há tratamento para o ressonar, se bem que os que muitas vezes são publicitados são-no muitas vezes por motivos comerciais. Não há tratamentos garantidos e como em tudo na medicina tudo dependerá do paciente em causa. É sempre de desconfiar dos tratamentos “garantidos, milagrosos e rápidos”. Saber Mais …

APNEIA

O que é a apneia obstrutiva do sono( AOS)?

É uma situação que ocorre durante o sono em que, como o nome diz, existe uma paragem da respiração (apneia), causada por uma obstrução. Podem ser várias as causas da obstrução, podendo também as consequências ser mais ou menos graves. Saber Mais …

Há perigo se tivermos AOS?

Tudo dependerá da gravidade da situação. Sabemos que quem tem apneia do sono está muito mais propenso a ter problemas de concentração, menos capacidade de memorizar, menos capacidade sexual, mais propensão a engordar, mais hipóteses de ter hipertensão, diabetes e mesmo cancro. Saber Mais …

Quando suspeitar de AOS?

Sempre que ocorra ressonar crónico, ressonar com excesso de peso, sonolência diurna sem outras causas conhecidas, cefaleias matinais, cansaço excessivo, entre outros. Não é a auto avaliação ou uma mera observação que deve ditar se ou que tipo de tratamento está indicado. Existem exames que estão absolutamente indicados para despiste e avaliação da situação. Saber Mais …

Há tratamento?

Sim. Tudo dependerá do paciente em causa. Os tratamentos podem ser desde a simples higiene do sono, bons hábitos diários, vários tipos de cirurgias até ao uso de aparelhos concebidos para ajudar na respiração durante o sono. Saber Mais …

Em que idade a AOS é preocupante?

Sempre, do bebé ao idoso. As consequências nos recém nascidos e crianças não são menos graves que nos adultos. Saber Mais …

SEXO E SONO

Qual a relação entre sexo e sono?

Todo o funcionamento do ser humano, físico ou psíquico, é influenciado pelo sono seja de uma forma positiva ou negativa. Também o sexo pode influenciar e ser influenciado pelo sono. Saber Mais …

Podemos fazer sexo a dormir?

De uma forma normal, não. Podem ocorrer situações relacionadas com sexo que são fisiológicas como por exemplo os sonhos eróticos da adolescência ou as ereções do final da noite dos adultos; mas os atos sexuais mais ou menos complexos e/ ou completos, podem encaixar na chamada sexsónia que é uma perturbação do sono. Saber Mais …

Quando procurar ajuda?

Sempre que ocorrer uma situação que suscite dúvidas. Não pode haver tabus. Por vezes, o silêncio por vergonha, pode trazer consequências muito negativas para o próprio ou para terceiros. Saber Mais …

 
Contacte-nos, podemos ajudar:

+351 226 061 430 | +351 918 200 505
geral.umce@gmail.com

Clinica do Sono Dr. Anselmo Pinto, 2017

Subscreva a nossa newsletter

Coloque aqui a sua questão ou pedido de informação

Marque já a sua consulta