Cura do Sono

A designada “Cura de Sono” consiste, em termos muito simples, numa terapêutica na qual se induz um paciente a um sono forçado por um tempo determinado, tendo como fim o tratamento de determinadas patologias.

A situação praticada na Clínica do Sono Dr. Anselmo Pinto, é promover um sono bom, em quantidade e qualidade.

Cura do Sono – Clínica Dr. Anselmo Pinto

Quando alguém diz que dorme mal ou que o sono não é reparador, tem muitos pesadelos, não consegue adormecer quando gostaria, dorme poucas horas, acorda muitas vezes, sente-se bem em deitar muito tarde e acordar também muito tarde, ressona muito, já sentiu falta de ar a dormir, entre outras queixas, deve dar-se a devida importância, uma vez que esses sinais e sintomas podem configurar uma situação passível de tratamento e que sem este pode ter consequências mais ou menos graves.

Raramente existe uma perturbação do sono isolada.

Tratar alguém com um simples comprimido e/ou aconselhamento, sem que se faça um estudo mais ou menos aprofundado da pessoa como um todo, como um ser psicossomático, será o mesmo que tratar “rótulos” e como alguém disse: “….não existem doenças mas sim os doentes”.

Tratar uma queixa de insónia receitando um indutor do sono, sem estudar o paciente, pode por exemplo agravar uma apneia obstrutiva do sono (AOS), ao passo que se tratarmos a AOS, podemos melhorar não só o sono mas também a expectativa que o paciente tem do mesmo. Se tratarmos uma depressão podemos estar a tratar a causa do mau sono e nem sempre a depressão necessita de tratamento com medicamentos.

Tratar um paciente com queixas de perturbação do sono não necessita, na maioria dos casos,de medicamentos. Algum do sucesso com os medicamentos tem a ver com o chamado efeito placebo.

Os indutores do sono ou outros medicamentos para as perturbações do sono devem ser prescritos com critérios rigorosos. Para além da medicação existem também cirurgias que estão indicadas para casos muito específicos e sempre sem garantia de sucesso.

Cabe ao médico explicar em pormenor em que consiste a cirurgia, quais as possíveis complicações, percentagem de sucesso,alternativas e em alguns casos, quanto tempo de sucesso é previsível.

Contacte-nos, podemos ajudar:

+351 226 061 430 | +351 918 200 505