Sono e Acidentes

Sono e acidentes

• Mais de 100.000 acidentes anualmente.
  • Mais de 1500 mortos.
Todos os dias os meios de comunicação social abordam o tema dos acidentes de viação, descrevendo muitos acidentes fatais como inexplicáveis. Se nos lembrarmos que numa viagem Porto – Algarve um indivíduo pode, sempre a conduzir, dormir 30 minutos, somando todos os Micro-sonos, não é difícil imaginar o que poderá acontecer num desses breves segundos em que o condutor está a dormir. Infelizmente, não existem aparelhos para medir a privação de sono semelhantes aos que medem o excesso de álcool no sangue.
  • Condução, sono e morte:
Se um acidente ocorrer por adormecimento ao volante, as estatísticas mostram que é fatal em 87% dos casos, sendo que cada acidente está associado em média a 2,89 casos mortais. PARSONS, QUART J MED, 1986. Não conseguimos vencer o sono nem que seja para evitar a morte! Ninguém, no seu estado normal, gostaria de arriscar ter um acidente mortal, podendo evitá-lo. No entanto, com frequência, arrisca-se a condução, a altas velocidades, com sono. Porquê? Por presumir, erroneamente, ser possível vencer o sono. Os relatórios sobre graves acidentes, que levaram à perda de milhões de Euros, e, em alguns casos, à morte de centenas de pessoas, referiram a privação do sono como a causa primordial. A diminuição das capacidades intelectuais, tendo por base a privação de sono, é apontada como a causa de desastres que levaram a prejuízos enormes e a perda de milhares de vidas. Factores de risco na condução:
  • Doenças do sono
  • Privação de sono
  • Conduzir por períodos longos sem parar
  • Conduzir em horas normais de sono
  • Álcool
  • Temperaturas altas
  • Acidentes de viação e Apneia Obstrutiva (AOS)
Vários são os estudos comparativos que mostram uma relação directa entre Apneia Obstrutiva e aumento do número de acidentes, sendo de se notar uma maior incidência (2 a 4 vezes) nos motoristas profissionais.
  • Álcool e privação de sono:
Quanto maior for a privação de sono maior é a sensibilidade ao álcool assim como mais rápida a tendência a adormecer.

Faz parte do senso comum exigir-se que um piloto de avião ou um maquinista de combóio se submetam a testes que tentem despistar toda ou qualquer doença passível de directa ou indirectamente ser causa de acidentes. Sendo a Apneia do sono potencialmente fatal para o próprio e para terceiros, mas tratável quando diagnosticada, o rastreio desta perturbação do sono deveria ser, em algumas profissões, obrigatório. No caso de profissionais, como motoristas ou outros, em que a atenção e os reflexos são vitais, estes deveriam ser submetidos a testes de despiste de apneia de sono. A associação dos acidentes de viação com perturbações do sono é por demais conhecida mas também, de forma preocupante, descurada, mesmo por aqueles que têm enormes prejuízos financeiros, tais como as empresas de transportes e empresas de alto risco. Trabalhadores por turnos e o descanso: Muitas vezes estes trabalhadores por turnos não descansam o necessário porque na sua hora de dormir há factores que desfavorecem o sono:
  • O contacto com a luz influencia negativamente o relógio biológico.
  • Afazeres familiares e extra profissionais coincidem com as horas para dormir.
  • Ruído ambiental fragmenta o sono.
  • Para o trabalhador por turnos, a vida em sociedade não coincide com os seus horários de vigília, causando um desajuste físico e psíquico, levando muitas vezes a não se fazer um descanso suficiente.
  • Muitas vezes, quando começa a ajustar-se ao horário de determinado turno, volta a mudar, começando novo ciclo de desajuste.
Trabalho nocturno e sono:
  • Sendo nós mamíferos, com um relógio biológico sincronizado para sono nocturno, parece evidente que inverter esta situação não deverá, pelo menos, ser benéfico. No entanto, se o indivíduo tiver o cuidado de recuperar as horas de sono perdidas, então será um mal menor.
  • Não será por acaso que todos os estudos mostram existir um aumento de acidentes laborais assim como uma diminuição da produtividade durante os turnos da noite.
A situação é tanto mais escandalosa quanto estudos feitos nos EUA, Canadá, Inglaterra e França mostram:
  • Os acidentes ocorrem mais de madrugada e a meio da tarde (picos de sonolência).
  • 75% dos acidentes mortais ocorridos com camionistas no Canadá estiveram relacionados com a privação do sono.
  • O SONO é segunda causa de acidentes mortais na estrada.

Jovens e acidentes

Nestas idades começa a aceitar-se como normal os jovens fazerem mais noitadas, bem como o aumento ou início do consumo de álcool. Criam-se assim as condições para o aumento dos acidentes de viação entre a camada mais jovem; a agravar esta situação existe o facto de os jovens dos 18 aos 22 anos precisarem de mais horas de sono que aqueles entre os 13 e os 18 anos. Poucas horas de sono + álcool + inexperiência na condução + regresso a casa com diminuição dos estímulos = propensão ao acidente.
  • A agravar esta realidade há o facto de 33% dos jovens que dizem nunca terem sonolência ou privação de sono apresentarem resultados de Testes de Latências do sono (MSLT) de menos de 3 minutos, o que indica que estão prestes a adormecer. Isto demonstra a capacidade de se acumular privação de sono sem nos apercebermos dos perigos que corremos.