RESSONAR
Definir Ressonar
É uma perturbação do sono, devendo ser considerado como um sinal de alarme; quando presente, obriga a que se despistem doenças que podem ser a causa ou coincidam com esta situação. Estas perturbações poderão ser mais ou menos graves.Ressonar ou roncopatia é o barulho, mais ou menos intenso, que homem ou mulher fazem a respirar durante o sono.
É mais frequente no homem se bem que as mulheres aproximam-se com o decorrer da menopausa
Causas do ressonar
O indivíduo ressona porque alguma estrutura da via aérea está a vibrar com a passagem do ar por uma zona estreita. A razão porque se ressona a dormir e não acordado reside na diminuição da tensão dos músculos que mantêm o lûmen da via respiratória aberto, uma vez que durante o sono os músculos relaxam; se este lûmen for já de si reduzido, por exemplo devido a desvio do septo nasal, aumento do volume da língua, amígdalas hipertrofiadas ou abaixamento do palato, então aumenta a resistência à passagem do ar, causando a vibração das paredes.Quando se deve preocupar com o ressonar?
SEMPRE!! Seja em crianças, adultos ou idosos.
Quando consultar o médico?
Em princípio, todo o indivíduo que ressona de uma forma continuada deve consultar o médico assistente ou médico especialista em sono para que seja feito o despiste de problemas associados, avaliação das consequências e possíveis tratamentos.
Problemas associados ao ressonar:
- Pode causar insónia ao companheiro(a) de quarto.
- Pode ser motivo de mau estar nas relações do casal, tendo mesmo sido motivo de divórcio.
- Pode condicionar o sono pelo receio de incomodar terceiros ou de ser motivo de chacota.
- Pode estar associado ao síndroma de apneia obstrutiva do sono (SAOS).
- Pode também estar associado a uma qualquer neoformação situada na via respiratória superior ou a ela ligada, causando diminuição do lûmen.
Ressonar na criança
Ressonar nas crianças não é normal. O facto de muitas vezes desaparecer na adolescência não significa que a situação deva ser considerada inofensiva e sem necessidade de tratamento pois há sempre uma diminuição da ventilação e que todas as noites vai ocorrer, podendo ter consequências no desenvolvimento do corpo e da mente.Como deixar de ressonar?
O tratamento específico para o ressonar dependerá das causas, da coexistência ou não de outras patologias e por último da vontade de não incomodar terceiros.NÂO EXISTEM ATÉ HOJE TRATAMENTOS GARANTIDOS, SEJA COM PRÓTESES, SPRAYS MILAGROSOS OU CIRURGIAS.
Não se iniba de questionar: Como funciona o tratamento proposto?
Desconfie de propostas simples e inovadoras (??) e garantidas, apresentadas com garantia de sucesso, seja por uma empresa comercial, clínica ou mesmo médico.Medidas gerais:
- Boa higiene do sono;
- Hábitos de saudáveis
- Controle do peso (um quilo pode fazer a diferença).
- Evitar medicamentos que provoquem relaxamento. Não pare nem inicie medicações sem consultar um médico com conhecimentos sobre sono.
Tratamentos não cirúrgicos:
- CPAP;
- Bi-PAP;
- Auto-CPAP;
- Próteses orais.
Tratamentos cirúrgicos (isolados ou em conjunção) de:
Saber Mais Sobre Estes Tratamentos ...
- Adenoides;
- Amígdalas;
- Palato;
- Úvula;
- Faringe;
- Septo nasal;
- Turbinetos;
- Língua;
- Maxila;
- Osso hióide.
- Estimulação do nervo hipoglosso (nervo da musculatura da língua)
Contacte-nos, podemos ajudar: +351 226 061 430 | +351 918 200 505 geral.umce@gmail.com Clinica do Sono Dr. Anselmo Pinto, 2017