Dormir é uma perda de tempo?

# Nada na natureza acontece por acaso # Dormir não é uma perda de tempo # Tão-pouco um luxo

Nada na natureza acontece por acaso

Ainda que haja alguma controvérsia sobre o assunto, não se provou a existência de animais que não durmam. Todos os estudados dormem, nem que seja por segundos ou apenas com parte do cérebro.

Não há um padrão fechado para a quantidade e qualidade do sono necessárias. Não existe um padrão para todos os humanos e nem sequer é obrigatório ser sempre o mesmo padrão para cada pessoa. 

Com o passar dos milénios, o ser humano também evoluiu, positivamente em alguns aspetos e negativamente noutros. 

Há mais de 12 000 anos, os humanos dormiam ao relento e em montes de palha, com todos os problemas decorrentes. Os períodos de sono, longe de serem padronizados, se modificaram ao longo dos tempos e nas diferentes sociedades. 

Dormir não é uma perda de tempo.

Nos nossos dias, é tido como ‘normal’ fazer turnos e não dormir durante a noite; assim como acordar uma criança às 7:00h (ou mais cedo), porque tem de ir para a escola. E como civilizados(?) que somos, aceitamos que essas mesmas crianças possam usar os mesmos aparelhos eletrónicos roubando várias horas à hora de ir para a cama, esquecendo-nos que já foram roubadas outras várias horas de sono no despertar.

Na Idade Média, era aceite como normal dormir em dois períodos, com um intervalo de algumas horas. Isso não causava stress ou angústia, sendo este intervalo usado para tarefas como orar, fazer sexo ou outras atividades.

Nos nossos dias

O aparecimento da luz artificial e todo o avanço tecnológico que surge a uma velocidade vertiginosa faz com que nos esqueçamos que o nosso organismo não consegue adaptar-se com a mesma velocidade 

Atendendo ao que atualmente sabemos sobre os efeitos nefastos relacionados com um mau dormir, em quantidade e/ou em qualidade, devemos tentar connosco. e principalmente com as crianças e jovens. respeitar o período do sono.



Teste aqui o seu sono.

Ou entre em contacto connosco.

Temos profissionais habilitados e capazes de o(a) ajudar.


Rastreio a partir do seu site.

Subscreva a nossa newsletter

Coloque aqui a sua questão ou pedido de informação

Marque já a sua consulta