Movimentos dos membros durante o sono

O meu filho/a meu companheiro/a mexe muito as pernas durante a noite

Qual a importância  desta ocorrência?

Perturbação dos Movimentos Periódicos dos Membros (MPM)

Consiste em movimentos repetitivos (20 em 20 ou 40 em 40 segundos) e com um certo ritmo. Ocorre exclusivamente durante o sono podendo causar um sono de má qualidade. 

Difere de uma perturbação do movimento Síndroma das Pernas Inquietas (SPI), no qual a pessoa tem como que uma necessidade urgente e irresistível de mexer as pernas e/ou os membros superiores. Ocorre de dia e a maioria (mais de 75%) dos pacientes com SPI têm MPM. Mas o contrário não ocorre.

Estas situações podem ser uma doença per si (primário), ou ser consequência de outras patologias, como deficiência de ferro, apneia do sono, diabetes, lesões na coluna, narcolepsia, anemia, uso ou suspensão brusca de determinados medicamentos. 

Diagnóstico

Na maioria dos casos o paciente não se apercebe destes movimentos periódicos. O especialista em Medicina do Sono pode suspeitar desta perturbação uma vez que está usualmente associada a um sono não reparador. O único exame passível de comprovar a situação é o estudo do sono, a Polissonografia (PSG). 

O medico terá sempre de avaliar o paciente como um todo e em particular o sono. Terá assim de colher uma história clínica completa, poderá pedir análises ao sangue (ferro, acido fólico, B12, tiróide, magnésio, glicemia) e realizar uma Polissonografia.

Tratamento 

Apesar de não ser um problema grave deve ser tratado pois uma das consequências é a perturbação do sono.

Evitar antidepressivos (discutir o caso com o médico), chocolates, café, alguns chás.

MPM /SPI primário – utilizam-se medicamentos que atuam no mecanismo nervoso relacionado com as contrações musculares. O médico terá de avaliar o sono e outros parâmetros.

Não há um tratamento de cura para estas patologias, antes um tratamento sintomático. 

Nos  casos de MPM  e ou SPI causados por outras patologias, é crucial o tratamento dessas patologias em causa

Fontes de informação 

Teste o seu sono

Etiquetas:

Rastreio a partir do seu site.

Subscreva a nossa newsletter

Coloque aqui a sua questão ou pedido de informação

Marque já a sua consulta