Sono e Sociedade

Dormir é vital à existência humana. O sono é um componente essencial da capacidade de dormir e, como tal, deve ser cuidado por qualquer sociedade.

Jovem em Times Square à noite.

O sono será um dos temas que mais fascinou o homem. Desde os primórdios, sendo pois numerosas vezes abordado na filosofia, romances, pintura, música e outras artes. Em mais de 99% dos casos, o doente queixa-se de “sensação de mau estar físico ou psíquico que ocorreu ou ocorre no estado de vigília”. Não só o doente como por vezes os clínicos se esquecem que falar sobre o “sono” é falar sobre 1/3 das suas vidas.

Dormir bem envolve a quantidade e a qualidade do sono, variando com o sexo, idade e de pessoa para pessoa. O sono, não sendo um estado de paragem da vida ou isolado do estado de acordado, obriga a que o indivíduo seja estudado no seu todo. A sociedade moderna, ora inconscientemente, tem ao longo dos anos promovido a redução da quantidade e qualidade do sono.

Dormir não é um luxo…

Na natureza nada há que seja desnecessário, supérfluo ou luxo. Como comer, dormir é vital. As perturbações do sono, mesmo que moderadas, podem causar problemas. Não se conhecem mamíferos que não durmam. Alguns dormem por períodos de segundos. Outros, como os golfinhos, cada metade do cérebro dorme em tempos diferentes.

Este artigo do jornal Observador explica mais sobre porque poderá ter problemas em dormir.

Teste o seu sono online.

Subscreva a nossa newsletter

Coloque aqui a sua questão ou pedido de informação

Marque já a sua consulta